Código
RC204
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Beneficiência Portuguesa de São Paulo
Autores
- TATIANY RIBEIRO AQUINO (Interesse Comercial: SIM)
- ADRIANA NEVES LADEIRA DA SILVA (Interesse Comercial: SIM)
- ANA PAULA TEIXEIRA DE ABREU (Interesse Comercial: SIM)
Título
HEMANGIOMA RACEMOSO: RELATO DE UM CASO
Objetivo
O objetivo desse trabalho é relatar um caso de hemangioma racemoso da retina, que foi diagnosticado essencialmente por meio do exame oftalmológico, excluindo-se os diagnósticos diferenciais.
Relato do Caso
Paciente de 63 anos de idade, sexo feminino, faioderma, recorre ao serviço de oftalmologia devido a diminuição da acuidade visual progressiva em olho direito (OD) há cerca de 4 meses. Antecedentes pessoais de arritmia cardíaca, controlada com medicação (Atenolol), portadora de glaucoma (Glaucoma primário de ângulo fechado) medicada e controlada com colírios antiglaucomatosos em ambos olhos (AO). História oftalmológica familiar de glaucoma (irmã). Ao exame oftalmológico, apresentava acuidade visual com melhor correção de 20/100 em olho direito (OD) e 20/40 em olho esquerdo (OE); Biomicroscopia: cristalino opacificado em AO (catarata nuclear 2+/4+, subcapsular 1+/4+ AO), sem outras anormalidades; Tensão ocular (método aplanação): 16mmHg OD e 18 mmHg OE; Mapeamento da retina: escavação 0,8x0,8 em AO; acentuada dilatação e tortuosidade vascular em OD, sendo discreta no OE. A angiografia fluoresceínica (AF) demonstrou hiperfluorescência papilar, grande tortuosidade vascular com comprometimento arterial e venoso e dilatação vascular no OD, sem alterações significativas em OE. A retinografia confirmava os achados observados na oftalmoscopia indireta e na AF. A angiorresonância do crânio, solicitada para investigação de Síndrome de Wyburn-Mason apresentou-se sem alterações. Foi indicada cirurgia para extração da catarata, primeiramente em OD e acompanhamento do quadro.
Conclusão
O hemangioma racemoso da retina é uma malformação arteriovenosa congênita rara, quase sempre unilateral. Trata-se de um quadro clínico diagnosticado geralmente através de exame oftalmológico de rotina.Geralmente, os hemangiomas da retina apresentam um curso natural estável, não havendo tratamento oftalmológico específico para esta condição. Entretanto, podem ocorrer exsudação, edema macular, hemorragia vítrea ou sub-retiniana, oclusões venosas, entre outras.