Código
RC049
Área Técnica
Doenças Sistêmicas
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Estadual de Londrina
Autores
- RAFAEL YOITI KATO (Interesse Comercial: NÃO)
- PLÍNIO ÂNGELO BOIN FILHO (Interesse Comercial: NÃO)
- GERSON JORGE APARECIDO LOPES (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PENFIGO OCULAR: RELATO DE UM CASO ATIPICO
Objetivo
Relatar um caso de pênfigo vulgar com acometimento ocular cicatricial. Trata-se de uma doença autoimune incomum (incidência que varia de 0,42 a 1,62 casos por 100.000 indivíduos) caracterizada por formação de bolhas na pele e membranas mucosas, e que raramente afeta os olhos. Quando isto ocorre, a apresentação típica é de uma conjuntivite não cicatricial; e menos comumente pode ocorrer erosão conjuntival e/ou palpebral. Um de seus diagnósticos diferenciais é o penfigoide ocular cicatricial, uma afecção autoimune marcada pela presença de bolha na região subepidérmica e, se não tratada, pode levar a uma cicatrização progressiva.
Relato do Caso
M.B.C, feminina, 60 anos, veio encaminhada ao Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário de Londrina devido ao glaucoma de difícil controle. Negava outras comorbidades ou cirurgias oculares prévias. Ao exame apresentava acuidade visual com melhor correção de 20/200 em olho direito (OD) e movimento de mãos em olho esquerdo (OE); biomicroscopia de ambos os olhos (AO) com simbléfaro, triquíase, pannus corneano, ceratite e catarata; pressão intraocular de 26 mmHg em OD e 25 mmHg em OE, apesar da terapia clínica máxima. À fundoscopia apresentava papila com escavação de 0,8 em OD e escavação total em OE; demais estruturas sem alterações em AO. Realizado trabeculectomia em OD e biópsia conjuntival de OE, em tempos cirúrgicos diferentes. O resultado da biópsia foi compatível com pênfigo vulgar: bolha suprabasal, células acantolíticas e discreto infiltrado inflamatório. A partir disso foi iniciado azatioprina 100mg/dia e investigado outros possíveis sítios de acometimento da doença; entretanto, não houve positividade na investigação.
Conclusão
O envolvimento ocular no pênfigo vulgar é raro e, quando ocorre, tende a aparecer meses após o início da doença na pele ou em outras mucosas, principalmente a oral. Relatamos um caso atípico de pênfigo vulgar (confirmado histopatologicamente), caracterizado por acometimento ocular isolado e um quadro clínico agressivo, semelhante ao do penfigoide ocular cicatricial.