Código
RC038
Área Técnica
Doenças Sistêmicas
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Santa Casa de Misericórdia de Santos
Autores
- DAVID GALDINO NETTO (Interesse Comercial: NÃO)
- ANTÔNIO GUSTAVO MAIA COIMBRA DE SOUSA (Interesse Comercial: NÃO)
- ALLAN SANTOS SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
CERATITE NEUROTROFICA EM PACIENTE COM NEUROPATIA HEREDITARIA SENSORIAL : RELATO DE CASO
Objetivo
Este relato de caso visa apresentar a importância da sensibilidade corneana à dor, sua influência sobre a proteção ocular e produção lacrimal, além da relevância do seu teste para a avaliação clínica.
Relato do Caso
Paciente C.M.L, 41 anos, feminina, do lar, natural e procedente de Santos. Admitida no pronto atendimento oftalmológico com queixa de turvação visual no olho direito de um dia de apresentação. Negava dor ou trauma. Histórico de perda do olho esquerdo quando era lactente, desconhece a causa. Relato de Síndrome de Insensibilidade à Dor e Anidrose, realizava acompanhamento em serviço dermatológico e neurológico. Irmão com mesmo quadro, falecido há aproximadamente cinco anos por Pneumonia Adquirida na Comunidade. Apresentou-se com Acuidade Visual conta dedos de 30 cm no olho direito, sem percepção luminosa no olho esquerdo. Úlcera corneana de 6x6 mm com fundo limpo, edema corneano, hipópio de 1 mm, injeção ciliar no olho direito. Menisco lacrimal praticamente nulo, Break Up Time de dois segundos. Olho esquerdo com phtisisis bulbi. À ectoscopia, boca com ausência de dentes, dedos de mãos e pés mutilados. Realizada internação e revisão laboratorial. Tratamento com curativo com Prednisolona 1%, Moxifloxacino 0.5%, Regencel, reavaliada diariamente, com interrupção do uso do curativo no terceiro dia. Prescrito Ácido Hialurônico para lubrificação tópica, Vitamina C. Alta hospitalar após nono dia de internação para acompanhamento ambulatorial.
Conclusão
Observamos a importância da sensibilidade à dor para a auto-proteção. Devemos testar a sensibilidade corneana durante o exame oftalmológico, principalmente naqueles pacientes com quadro de irregularidade epitelial e ceratopatia ponteada associado a baixa produção lacrimal reflexa.