Código
RC123
Área Técnica
Oftalmopediatria
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: CLINICA DE OLHOS GRAFULIN RAYMONDI
Autores
- SONIA LUCIA GRAFULIN RAYMONDI (Interesse Comercial: NÃO)
- CARLOS ROBERTOI RAYMONDI (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PROCESSAMENTO VISUAL ALTERADO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Objetivo
Análise dos achados em testes visuais de crianças não verbais . TESTE DO OLHAR PREFERÊNCIAL DE TELLER E POTENCIAL VISUAL EVOCADO Condições que afetam o desenvolvimento são agrupadas em um grupo chamado de Transtornos do Espectro Autista . Essas abrangem atraso e comprometimento nas áreas sociais , linguagem , emocional ,sensoriais e cognitivas com etiologia complexa e genética ainda não esclarecida , predomínio no sexo masculino e antes dos 3 anos . Deve se alertar quando resposta visual não for adequada à faixa etária e sinais cognitivos .
Relato do Caso
CGR, masculino, 30 meses, sem antecedentes .Queixa Principal : encaminhado pelo pediatra atraso na linguagem e não interage com estímulos . EXAME OFTALMOLÓGICO : Teste cartões de TELLER não responde . Potencial Visual Evocado, Fundo de olho normal. Retornou à consulta com 5 anos apresentando comportamento repetitivos , reação extrema para sons fortes e fobia com balões ..Sensibilidade ao toque reagindo com birras e agressividade. Extrema angústia para sair da rotina .Diagnostico de AUTISMO pelo exame clínico critérios do DSM5 e Escalas de maturidade Mental Columbia.
Conclusão
Processamento visual no autismo pode apresentar aumento da sensibilidade ao brilho , contraste e refração da luz havendo uma sobrecarga no sistema visual o que leva a respostas variadas no cérebro com TEA . Levando a evitar o estimulo .Quando não houver resposta aos testes visuais para à idade deve ser feito raciocínio clinico visando detectar déficits cognitivos .Quanto mais cedo tratamento interdisciplinar melhor adaptação ao meio e menores danos sociais e cognitivos ,