Código
P005
Área Técnica
Banco de Olhos
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: IRMANDADE SANTA CASA DE MISERICORDIA DE SAO PAULO
Autores
- LIVIA DE ANDRADE FREIRE (Interesse Comercial: NÃO)
- Pedro Henrique Pinheiro Vizibelli Chaves (Interesse Comercial: NÃO)
- Jasmine Masuzaki Wong (Interesse Comercial: NÃO)
- Fabio Antonio Del Picchia Araujo Nogueira (Interesse Comercial: NÃO)
- Pedro Augusto Andrade Poletto (Interesse Comercial: NÃO)
- Eva Mackus (Interesse Comercial: NÃO)
- Adamo Lui Netto (Interesse Comercial: NÃO)
- Davi Chen Wu (Interesse Comercial: NÃO)
- Richard Yudi Hida (Interesse Comercial: NÃO)
Título
QUALIDADE DE CORNEAS DE DOADORES PRESERVADAS EM DOIS MEIOS DIFERENTES: EUSOL-C® E OPTISOL-GS®
Objetivo
O objetivo deste estudo é comparar a qualidade da córnea de doador preservada em dois meios diferentes: Eusol-C® e Optisol-GS®
Método
Um estudo transversal foi realizado utilizando registros de pacientes de 1062 córneas do Banco de Olhos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Brasil, no período de 2013 a 2016. Exposição epitelial, defeito epitelial, dobras de Descemet, estrias estromais e edema estromal foram avaliados por um oftalmologista experiente usando lâmpada de fenda.Essas medidas de qualidade foram pontuadas como: 0 - excelente; 1- bom; 2- regular; 3- ruim; 4 inaceitável. Densidade celular endotelial foi medida usando microscópio especular de banco de olhos (EB-10, Konan, Japão). Dados de enxertos ópticos e tectônicos preservados em Eusol-C® e Optisol-GS® foram comparados pelo teste não-paramétrico de Mann-Whitney.
Resultado
Entre as 1062 córneas avaliadas no estudo, 75,9% foram preservadas com Optisol –GS e 24,1% com Eusol-C. Para os enxertos ópticos, pudemos observar significância estatística na qualidade das dobras de Descemet, estrias estromais e edema estromal para o grupo preservado em Optisol-GS. Para córneas tectônicas, pudemos observar significância estatística no defeito epitelial, dobra de Descemet e edema estromal, também no grupo Optisol-GS. Não houve significância estatística observada para a densidade endotelial em ambos os grupos em nenhum meio de preservação.
Conclusão
As córneas doadoras preservadas com Optisol-GS apresentaram melhor qualidade em relação às conservadas com Eusol-C.