Código
RC248
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Faculdade de Medicina da Fundação Universidade do ABC
Autores
- GABRIEL CASTILHO SANDOVAL BARBOSA (Interesse Comercial: NÃO)
- Juliana Taemy Okimoto (Interesse Comercial: NÃO)
- Julio Zaki Abucham Neto (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SINTOMAS VISUAIS POSITIVOS EM PACIENTE COM MEWDS PRESUMIDO.
Objetivo
Descrever, por meio de relato de caso, a importância da valorização dos sintomas visuais positivos referidos por paciente que apresenta exame fundoscópico sem alterações evidentes de MEWDS.
Relato do Caso
Paciente feminino, 27 anos, apresentou-se com queixa de fotopsias centrais e escotoma central em olho direito (OD) há 2 semanas. Negava antecedentes oftalmológicos e pessoais. Ao exame, apresentou acuidade visual (AV) em OD de 20/100, e em olho esquerdo (OE) de 20/20. À fundoscopia apresentava alteração do brilho perifoveal e discreto borramento peripapilar em OD. A tomografia de coerência óptica (OCT) apenas demonstrou falha na camada externa de fotorreceptores em região foveal. Após 1 semana, houve melhora da AV para 20/60 (OD) e aparecimento de lesões hipopigmentadas múltiplas foveais além de padrão rendilhado em arcadas. Ao OCT, observaram-se nódulos hiperrefletivos na camada elipsoide em região foveal e na angiofluoresceínografia (AF) destacaram-se pontos hiperfluorescentes desde as fases precoces, que se mantiveram inalterados ate o final do exame. Descartadas causas infecciosas, foi aventada como hipótese diagnóstica a MEWDS, e optado por conduta expectante. Após 6 semanas do início dos sintomas, obteve AV final de 20/20 (OD).
Conclusão
A MEWDS consiste em uma coriorretinopatia unilateral, que acomete preferencialmente mulheres jovens, entre 20 e 50 anos, e com miopia moderada. Jampol et al correlacionou a doença com o histórico de pródromo viral em 50% dos casos. Assim como no caso descrito, os sintomas mais comuns são de fotopsia, escotoma central ou paracentral e baixa acuidade visual súbita. O exame do fundo de olho se caracteriza pela presença de múltiplas lesões esbranquiçadas em polo posterior, podendo apresentar também hiperemia de papila. Apesar deste caso não apresentar alterações fundoscopicas tipicas, observando a evolucao do quadro, foi possível obter o diagnóstico de MEWDS, evidenciando a necessidade de valorizar os sintomas mesmo em casos de alterações sutis ao exame fundoscopico.