Código
P039
Área Técnica
Educação Médica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)
Autores
- LEONARDO FERREIRA CAMILO (Interesse Comercial: NÃO)
- Clicério José de Souza Rebouças (Interesse Comercial: NÃO)
- Marcos Oliveira da Cruz (Interesse Comercial: NÃO)
- Victor Ramon Firmo Moreira (Interesse Comercial: NÃO)
- Jesse Grazziane Pinheiro de Albuquerque (Interesse Comercial: NÃO)
- Alexandre Henrique Bezerra Gomes (Interesse Comercial: NÃO)
- Francisco Irochima Pinheiro (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PORTABLE LASER BEAM – DISPOSITIVO AUXILIAR PARA O ENSINO DA REFRATOMETRIA
Objetivo
Desenvolver um novo dispositivo para auxiliar na demonstração dos efeitos ópticos dos diversos tipos de lentes oftálmicas durante o ensino da refratometria.
Método
O protótipo foi desenvolvido pela empresa CIÊNCIA ILUSTRADA studio ® graduada pela INOVA Metrópole - IMD/UFRN e em parceria com a NATALMAKERS, startup incubada na mesma instituição. O hardware foi criado utilizando o programa de desenho vetorial CorelDRAW X8 ® (Corel Corporation, Ottawa, Canada). A modelagem em 3D utilizou o programa Inventor Professional 3D CAD (Autodesk, Inc 111 McInnis Parkway San Rafael, CA 94903). A impressão dos componentes estruturais do hardware foi realizada através da impressora Sethi 3D AiP ® (Sethi 3D Ind Com Prod Eletrônico, Campinas, SP) em plástico ABSplus ® . A placa de circuito impresso responsável pela conexão elétrica e alimentação dos lasers que servem de fonte para a projeção dos raios luminosos foi confeccionada de forma artesanal. A montagem dos componentes estruturais resultou em um dispositivo portátil que emite um feixe de lasers em paralelo.
Resultado
Após a montagem do dispositivo, foram realizados diversos testes de simulação com lentes esféricas positivas e negativas, lentes cilíndricas positivas e cilindros cruzados positivos para a demonstração tridimensional do conóide de Sturm. O dispositivo foi também testado na disciplina de oftalmologia de duas universidades com posterior aplicação de um questionário qualitativo para avaliar a opinião dos alunos quanto a utilização da nova ferramenta de ensino, o que obteve adesão muito satisfatória.
Conclusão
Foi desenvolvido e disponibilizado um novo dispositivo para auxiliar na demonstração dos diversos efeitos ópticos dos vários tipos de lentes oftálmicas durante o ensino da refratometria.