Código
P040
Área Técnica
Educação Médica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)
Autores
- CLICERIO JOSE DE SOUZA REBOUCAS (Interesse Comercial: NÃO)
- MARCOS OLIVEIRA da CRUZ (Interesse Comercial: NÃO)
- VICTOR RAMON FIRMO MOREIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- JESSE GRAZZIANE PINHEIRO de ALBUQUERQUE (Interesse Comercial: NÃO)
- ALEXANDRE HENRIQUE BEZERRA GOMES (Interesse Comercial: NÃO)
- FRANCISCO IROCHIMA da SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
REFRACTON – UM NOVO SIMULADOR PARA O ENSINO DA REFRATOMETRIA
Objetivo
Desenvolver um novo simulador para demonstrar em uma visão tridimensional os erros refrativos do olho humano e suas respectivas correções, disponibilizando uma nova ferramenta para o ensino da refratometria
Método
O protótipo foi desenvolvido pela empresa CIÊNCIA ILUSTRADA studio® graduada pela INOVA Metrópole - IMD/UFRN em parceria com a NATALMAKERS, startup incubada na mesma instituição. O hardware foi criado utilizando o programa de desenho vetorial CorelDRAW X8®. A modelagem em 3D utilizou o programa Inventor Professional 3D CAD. A impressão dos componentes estruturais do hardware foi realizada através da impressora Sethi 3D AiP® em plástico ABSplus®. A placa de circuito impresso responsável pela conexão elétrica e alimentação dos lasers que servem de fonte para a projeção dos raios luminosos foi confeccionada de forma artesanal. A montagem dos componentes estruturais resultou em um conjunto de três componentes: uma torre emissora de um feixe de lasers, um olho esquemático artificial com objetiva frontal e uma barra conectora para alinhamento do aparato
Resultado
Após a montagem do aparelho, foram realizados diversos testes de simulação para miopia, hipermetropia, e para os diversos tipos de astigmatismos. Todas as simulações foram seguidas de suas respectivas correções por meio da anteposição de lentes corretivas entre a fonte de emissão do feixe de lasers e o olho esquemático artificial. O simulador foi também testado na disciplina de oftalmologia de duas universidades com posterior aplicação de um questionário qualitativo para avaliar a opinião dos alunos quanto a utilização da nova ferramenta de ensino, o que obteve adesão muito satisfatória
Conclusão
Foi desenvolvido e disponibilizado um novo simulador capaz de demonstrar em uma visão tridimensional os erros refrativos do olho e suas diversas correções, visando contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da refratometria