Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P040

Área Técnica

Educação Médica

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)

Autores

  • CLICERIO JOSE DE SOUZA REBOUCAS (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARCOS OLIVEIRA da CRUZ (Interesse Comercial: NÃO)
  • VICTOR RAMON FIRMO MOREIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • JESSE GRAZZIANE PINHEIRO de ALBUQUERQUE (Interesse Comercial: NÃO)
  • ALEXANDRE HENRIQUE BEZERRA GOMES (Interesse Comercial: NÃO)
  • FRANCISCO IROCHIMA da SILVA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

REFRACTON – UM NOVO SIMULADOR PARA O ENSINO DA REFRATOMETRIA

Objetivo

Desenvolver um novo simulador para demonstrar em uma visão tridimensional os erros refrativos do olho humano e suas respectivas correções, disponibilizando uma nova ferramenta para o ensino da refratometria

Método

O protótipo foi desenvolvido pela empresa CIÊNCIA ILUSTRADA studio® graduada pela INOVA Metrópole - IMD/UFRN em parceria com a NATALMAKERS, startup incubada na mesma instituição. O hardware foi criado utilizando o programa de desenho vetorial CorelDRAW X8®. A modelagem em 3D utilizou o programa Inventor Professional 3D CAD. A impressão dos componentes estruturais do hardware foi realizada através da impressora Sethi 3D AiP® em plástico ABSplus®. A placa de circuito impresso responsável pela conexão elétrica e alimentação dos lasers que servem de fonte para a projeção dos raios luminosos foi confeccionada de forma artesanal. A montagem dos componentes estruturais resultou em um conjunto de três componentes: uma torre emissora de um feixe de lasers, um olho esquemático artificial com objetiva frontal e uma barra conectora para alinhamento do aparato

Resultado

Após a montagem do aparelho, foram realizados diversos testes de simulação para miopia, hipermetropia, e para os diversos tipos de astigmatismos. Todas as simulações foram seguidas de suas respectivas correções por meio da anteposição de lentes corretivas entre a fonte de emissão do feixe de lasers e o olho esquemático artificial. O simulador foi também testado na disciplina de oftalmologia de duas universidades com posterior aplicação de um questionário qualitativo para avaliar a opinião dos alunos quanto a utilização da nova ferramenta de ensino, o que obteve adesão muito satisfatória

Conclusão

Foi desenvolvido e disponibilizado um novo simulador capaz de demonstrar em uma visão tridimensional os erros refrativos do olho e suas diversas correções, visando contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da refratometria

Promotor

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