Código
RC172
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto Brasileiro de Assistência e Pesquisa
Autores
- LEONARDO ELOY SOUSA (Interesse Comercial: NÃO)
- RODRIGO SCHWARTZ PEGADO (Interesse Comercial: NÃO)
- JARBAS DIAS FURTADO JUNIOR (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ANGIOGRAFIA POR TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA (OCT-A) NA DOENÇA DE STARGARDT: RELATO DE CASO
Objetivo
Observar e avaliar possíveis alterações na microvasculatura coroidoretiniana de um paciente com diagnóstico de Doença de Stargardt através da análise da angiografia por tomografia de coerência óptica (OCT-A).
Relato do Caso
Paciente 24 anos, feminino, branca, proveniente de São Paulo, com história de baixa acuidade visual progressiva com cerca de dez anos de evolução, porém relata aceleração evolutiva há aproximadamente 3 anos. Nega comorbidades. História familiar negativa para patologia oculares. Ao exame oftalmológico apresenta acuidade visual para longe com a melhor correção de 0,28 em olho direito e 0,33 em olho esquerdo, sendo para perto de J1 com dificuldade em ambos os olhos. Na avaliação de senso cromático com Teste de Ishihara constatou-se dificuldade na observação de padrões verde-vermelho. Exame biomicroscópico de superfície dentro da normalidade e tonometria de aplanação aferida 13 mmHg em ambos os olhos 16:27h À fundoscopia observa-se a presença de "flecks" em região paramacular associado e diminuição do brilho foveal as custas de atrofia do epitélio pigmentar da retina. Eletroretinograma (ERG) evidenciando diminuição da amplitude da resposta aos cones em ambos os olhos. Angiografia por Tomografia de Coerência Óptica apresentando pequenas ilhas confluentes de má perfusão na camada coriocapilar em região perifoveal.
Conclusão
A avaliação da camada coriocapilar pelo OCT-A desta paciente apresenta áreas de isquemia em região perifoveal. Observando isto, é possível que esta isquemia possa levar a disfunção dos fotoreceptores da região foveal e consequentemente a uma baixa acuidade visual, porém são necessários maiores estudos para ratificar esta afirmativa nos pacientes com Doença de Stargardt.