Sessão de Relato de Caso


Código

RC243

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro de Estudos e Pesquisa da Visão (HOFTALON)

Autores

  • MARCOS VINICIUS CHAVES (Interesse Comercial: NÃO)
  • MATHEUS BEDENDO SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
  • FELIPE BERTUCCI (Interesse Comercial: NÃO)

Título

SINDROME DE TERSON APOS HEMORRAGIA SUBARACNOIDE POR ANEURISMA ROTO

Objetivo

Relatamos um caso de uma paciente que desenvolveu hemorragia vítrea (HV) bilateral pós hemorragia subaracnoide por aneurisma roto, submetida a vitrectomia via pars plana (VVPP) não apresentando melhora da acuidade visual (AV) mesmo sem alterações em fundo de olho (FO).

Relato do Caso

M.I.L., 53 anos, caucasiana, procedente de Londrina/PR procurou o serviço de urgência de um hospital oftalmológico por baixa acuidade visual (BAV) súbita em ambos os olhos após episódio de hemorragia subaracnoide desencadeado por aneurisma cerebral roto havia 4 meses, negava outros sintomas oculares ou história de trauma. Paciente hipertensa e tabagista (carga tabágica 30 maços/ano). Fazia uso de medicamentos anti-hipertensivo e anticonvulsivantes. Trazia uma tomografia de crânio da época do internamento que demonstrava hemorragia subaracnoide secundária a aneurisma roto em carótida interna direita HSA Fisher 4 – Hunt Hess 5 - com hidrocefalia; submetida a tratamento endovascular no dia seguinte a tomografia. Ao exame oftalmológico apresentava AV de percepção luminosa (PL) em ambos os olhos. A biomicroscopia não apresentava alterações. A motilidade ocular extrínseca era normal. Tonometria de 15 mmHg em ambos os olhos. O exame de FO apresentava HV bilateral sendo solicitado USG ocular. USG ocular bilateral realizado no dia seguinte demonstrava: HV em ambos os olhos; retina colada em ambos os olhos. Foi submetida à VVPP olho direito (OD), 3 meses após. Com USG subsequente de OD demonstrando retina colada, sem demais alterações. Retornou 3 dias após a cirurgia com AV em ambos os olhos de PL, FO de OD evidenciando retina colada; olho esquerdo (OE) permanecendo com HV. Aguardava VVPP de OE. Dessa forma, a causa da BAV em OD é devido à ruptura do aneurisma e suas sequelas neurológicas.

Conclusão

Terson descreveu casos de hemorragia vítrea secundários a hemorragias subaracnoides devido rupturas espontâneas de aneurismas cerebrais. Apresentamos um caso de BAV pós síndrome de Terson que não apresentou melhora mesmo após VVPP para limpeza do HV e revisão cirúrgica dentro da normalidade.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil