Código
RC243
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Centro de Estudos e Pesquisa da Visão (HOFTALON)
Autores
- MARCOS VINICIUS CHAVES (Interesse Comercial: NÃO)
- MATHEUS BEDENDO SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
- FELIPE BERTUCCI (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SINDROME DE TERSON APOS HEMORRAGIA SUBARACNOIDE POR ANEURISMA ROTO
Objetivo
Relatamos um caso de uma paciente que desenvolveu hemorragia vítrea (HV) bilateral pós hemorragia subaracnoide por aneurisma roto, submetida a vitrectomia via pars plana (VVPP) não apresentando melhora da acuidade visual (AV) mesmo sem alterações em fundo de olho (FO).
Relato do Caso
M.I.L., 53 anos, caucasiana, procedente de Londrina/PR procurou o serviço de urgência de um hospital oftalmológico por baixa acuidade visual (BAV) súbita em ambos os olhos após episódio de hemorragia subaracnoide desencadeado por aneurisma cerebral roto havia 4 meses, negava outros sintomas oculares ou história de trauma. Paciente hipertensa e tabagista (carga tabágica 30 maços/ano). Fazia uso de medicamentos anti-hipertensivo e anticonvulsivantes. Trazia uma tomografia de crânio da época do internamento que demonstrava hemorragia subaracnoide secundária a aneurisma roto em carótida interna direita HSA Fisher 4 – Hunt Hess 5 - com hidrocefalia; submetida a tratamento endovascular no dia seguinte a tomografia. Ao exame oftalmológico apresentava AV de percepção luminosa (PL) em ambos os olhos. A biomicroscopia não apresentava alterações. A motilidade ocular extrínseca era normal. Tonometria de 15 mmHg em ambos os olhos. O exame de FO apresentava HV bilateral sendo solicitado USG ocular. USG ocular bilateral realizado no dia seguinte demonstrava: HV em ambos os olhos; retina colada em ambos os olhos. Foi submetida à VVPP olho direito (OD), 3 meses após. Com USG subsequente de OD demonstrando retina colada, sem demais alterações. Retornou 3 dias após a cirurgia com AV em ambos os olhos de PL, FO de OD evidenciando retina colada; olho esquerdo (OE) permanecendo com HV. Aguardava VVPP de OE. Dessa forma, a causa da BAV em OD é devido à ruptura do aneurisma e suas sequelas neurológicas.
Conclusão
Terson descreveu casos de hemorragia vítrea secundários a hemorragias subaracnoides devido rupturas espontâneas de aneurismas cerebrais. Apresentamos um caso de BAV pós síndrome de Terson que não apresentou melhora mesmo após VVPP para limpeza do HV e revisão cirúrgica dentro da normalidade.