Sessão de Relato de Caso


Código

RC015

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Olhos de Feira de Santana (CLIHON)

Autores

  • CAIO CEZAR ANDRADE VEIGA (Interesse Comercial: NÃO)
  • RENATA F TEIXEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • HERMELINO OLIVEIRA-NETO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ACHADOS OCULARES NO XERODERMA PIGMENTOSO - UM RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar um caso de Xeroderma Pigmentoso com achados oculares e ressaltar a importância do acompanhamento desses pacientes

Relato do Caso

Paciente F.G.B, feminino, 10 anos, portadora de Xeroderma Pigmentoso, sem acompanhamento regular, com queixa de fotofobia, dor e hiperemia em olho esquerdo, recorrentes e com piora há 03 meses. Ao exame oftalmológico: AV CC OD-20/50 e OE-20/40; Ectoscopia: lesões puntiformes, planas e pigmentadas compatíveis com XP nas pálpebras e ausência de lesões com aspecto maligno; Biomicroscopia em ambos os olhos: meibomite moderada com hiperemia conjuntival +3 em área de exposição, pannus ínfero-temporal, córnea com opacidade em faixa, neovasos, filamentos de muco e BUT < 10 seg; em OE presença de lesão nasal de aspecto elevado, com vasos nutridores, hiperemiada e corando com azul de Toluidina; Fundoscopia sem alterações. Evidenciado, assim, olho seco evaporativo com leucoma/neovascularização corneanos nos dois olhos e suspeita de carcinoma espinocelular de conjuntiva em OE. Foi realizada citologia esfoliativa, com resultado negativo para células malignas/atípicas. Após tratamento com higiene palpebral, lubrificante sem conservante, corticoide tópico e acompanhamento mensal, paciente evoluiu com melhora importante do quadro clínico e AV (OD-20/30 OE-20/25), sendo prescrito lentes fotocromáticas e encaminhada para acompanhamento dermatológico.

Conclusão

O XP é uma doença autossômica recessiva, rara, com incidência 1/1.000.000 de pessoas. As manifestações clínicas incluem sensibilidade extrema ao sol e pigmentação semelhante a sardas, além de anormalidades oculares e um maior risco de neoplasias em áreas expostas. A doença ocular é evidente em 40% dos pacientes, incluindo alterações palpebrais, ceratopatia, neovascularização e opacidade corneana, carcinoma de células escamosas e melanoma conjuntivais. Dessa forma, ressalta-se a importância do acompanhamento periódico e orientação adequada quanto a proteção solar, a minimização da exposição aos raios UV e o tratamento precoce das lesões cutâneas e oculares suspeitas.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil