Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P010

Área Técnica

Catarata

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Olhos de Feira de Santana (CLIHON)

Autores

  • RENATA FARIAS TEIXEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Rafthon Ribeiro Rodrigues (Interesse Comercial: NÃO)
  • Manoel Leite Alencar Neto (Interesse Comercial: NÃO)
  • Camila Corrêa Cardoso (Interesse Comercial: NÃO)
  • Hermelino Lopes Oliveira Neto (Interesse Comercial: NÃO)

Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA TRIAGEM DE CIRURGIAS DE CATARATA EM FEIRA DE SANTANA – BA

Objetivo

Estabelecer o perfil epidemiológico dos pacientes que participaram de avaliação em triagem para cirurgia de catarata em serviço de residência médica na cidade de Feira de Santana-BA, entre os meses de agosto e novembro de 2016.

Método

Trata-se de um estudo descritivo, a partir de uma pesquisa de caráter documental, com avaliação quantitativa de dados transversais e retrospectivos obtidos dos registros de prontuários referentes aos atendimentos em triagem de catarata realizados no Serviço de Residência em Oftalmologia do Hospital de Olhos de Feira de Santana-CLIHON. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana ( Parecer: 2.581.255).

Resultado

A média de idade entre os pacientes foi de 67 anos; 60% eram do sexo feminino; 47% eram portadores de hipertensão arterial sistêmica, 19% portadores de Diabetes Mellitus e 2,4% possuíam alta miopia. Dos 244 pacientes que realizaram a exame, 80% realizou tratamento cirúrgico no serviço de analise, sendo que 55% operaram os dois olhos. Dos pacientes operados, 63,5% tinham a acuidade visual corrigida pré-operatória entre 20/40 e 20/70. O intervalo médio de tempo para a cirurgia do primeiro olho foi de 67 dias e o tempo médio da cirurgia entre o primeiro e o segundo olho foi de 26 dias. Além da catarata, foram diagnosticadas diversas outras alterações oculares, entre eles retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, maculopatias e glaucoma.

Conclusão

A catarata continua sendo uma importante patologia que leva a baixa de visão, porém os serviços de triagem e encaminhamento à cirurgia são essenciais para redução desses casos. Quanto mais especializados e direcionados forem esses serviços, mais benefícios os pacientes podem ter, devido à agilidade do processo entre triagem e cirurgia. Somente com bons estudos epidemiológicos é possível moldar esses projetos de triagem com objetivo de atender melhor e mais facilmente a população.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil