Código
RC150
Área Técnica
Plástica Ocular
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Estadual de Londrina
Autores
- CLAUDIA RAQUEL MORGADO (Interesse Comercial: NÃO)
- PLINIO ANGELO BOIN FILHO (Interesse Comercial: NÃO)
- GERSON JORGE APARECIDO LOPES (Interesse Comercial: NÃO)
Título
DELLEN ESCLERAL APOS EXERESE DE PTERIGIO
Objetivo
Relato de caso de paciente submetida a retalho tarso conjuntival devido a dellen escleral (DE) em olho direito (OD) após exérese de pterígio com fechamento conjuntival simples.
Relato do Caso
Feminino, 40 anos, pterígio primário em região nasal de OD, sem comorbidades, tabagista.Foi submetida à excisão cirúrgica com anestesia local, cauterização mínima dos vasos episclerais e fechamento conjuntival simples com dois pontos de nylon 10.0, sem tratamentos adjuvantes intra-operatório.Com um dia de pós-operatório foi retirado tampão oclusivo e iniciado esteróide associado a antibiótico tópico a cada 3h, com resultado favorável.A paciente foi reavaliada no segundo dia de pós-operatório, com boa evolução. No sexto dia de pós-operatório à biomicroscopia a paciente apresentava afinamento escleral importante, câmara anterior formada, pupilas isocóricas e fotorreagentes, e acuidade visual 20/20.Imediatamente, foi iniciado tratamento oclusivo com pomada epitelizante, e acompanhamento diário. A paciente evoluiu com piora do DE após 4 dias do tratamento instituído. Diante disso foi optado pelo recobrimento com retalho tarso conjuntival.O procedimento foi realizado com anestesia local, confeccionado retalho pediculado de tarso superior, e retirado do mesmo à esclera com afinamento, com seda 8.0. No pós-operatório do recobrimento foi mantido curativo oclusivo diário com pomada epitelizante por 8 dias.Após foi iniciado colírio de esteróide e antibiótico de 3/3h, e colírio lubrificante sem conservante de 1/1h. O retalho mostrou bom aspecto e bem vascularizado logo nos primeiros dias de pós-operatório. Os pontos foram retirados após 3 semanas, e o pedículo foi seccionado no 30º dia.Foram solicitados exames para investigação clínica reumatológica, no entanto não houve positividade na investigação.
Conclusão
O DE pode ser uma complicação precoce no tratamento do pterígio com fechamento conjuntival simples. A técnica de recobrimento com retalho tarso conjuntival possui resultado satisfatório logo nos primeiros dias, nos casos que não responde ao tratamento conservador.