Código
RC008
Área Técnica
Catarata
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HCOE
Autores
- RONALD ROCHA DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
- JULIANA ABREU RIO (Interesse Comercial: NÃO)
- MOACYR BORGES DE FREITAS (Interesse Comercial: NÃO)
Título
LENTICONE ANTERIOR EM PACIENTE COM SINDROME DE ALPORT TRATADO COM FACOEMULSIFICAÇAO – RELATO DE CASO
Objetivo
Relatar o caso de uma paciente com síndrome de alport, baixa da acuidade visual pelo lenticone anterior, e tratada com cirurgia facoemulsificação e implante de lente intraocular.
Relato do Caso
Paciente G.M.V.S., sexo feminino, 46 anos, natural de Feira da Santana-BA, deu entrada no serviço oftalmológico com relato de baixa da acuidade visual progressiva nos últimos 10 anos, e piora no último ano. Nos antecedentes pessoais relatou Doença Renal Crônica (DRC) dialítica, e realiza hemodiálise em fístula no MSE há+-24 anos; Deficiência auditiva bilateral em uso de aparelho auditivo; Antecedentes oftalmológico relato de alta miopia, em investigação para doença em retina; Na história familiar, irmão com doença renal crônica; Ao exame oftalmológico, acuidade visual com melhor correção 20/60 em ambos olhos, e com PH 20/30. À biomicroscopia apresenta córnea transparente, câmara anterior formada, lenticone anterior em ambos olhos, e observado “sinal da gota de óleo”. Na fundoscopia, observa-se retina colada, disco óptico corado escavação fisiológica, diminuição do brilho macular em ambos olhos. Foi realizado exame de imagens de Scheimpflug (Pentacam), que confirmou o lenticone anterior bilateral. Foi optado por tratamento cirúrgico com facoemulsificação, implante de lente intraocular em ambos olhos, e realizado cirurgia sem intercorrências. E após 30 dias foi realizado reavaliação e identificado bom resultado cirúrgico com recuperação visual total (20/20) em ambos olhos.
Conclusão
Apesar do lenticone estar relacionado com a fragilidade da capsula anterior, foi optado no caso o tratamento cirúrgico com facoemulsificação e implante de lente intraocular em ambos os olhos, sem intercorrências durante a cirurgia. Portanto, esse relato sugere que a facoemulsificaçao é um procedimento seguro, e eficaz para a recuperação da acuidade e qualidade visual em pacientes portadores de síndrome de Alport com lenticone anterior.