Sessão de Relato de Caso


Código

RC285

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Olhos Velloso
  • Secundaria: SOL - Serviço de Oftalmologia Ltda

Autores

  • VIVIANE SOARES DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
  • RENATA CREMA DE VELLOSO VIANNA (Interesse Comercial: NÃO)
  • CAMILLE CATARINA ARTUSO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

RELATO DE CASO DA AMAZONIA OCIDENTAL: EVOLUÇAO ATIPICA DE SINDROME DE FUCHS COM SUBLUXAÇAO DE LIO

Objetivo

Descrever um caso de Síndrome de Fuchs (SF) associado a glaucoma, catarata e subluxação de lente intraocular (LIO) após sete anos de facectomia em olho esquerdo (OE).

Relato do Caso

HMB, 63 anos, sexo masculino, possui histórico de uveítes de repetições em OE e glaucoma há 13 anos, sem outras patologias prévias. Na primeira consulta, apresentou ao exame oftalmológico acuidade visual 20/20 em ambos os olhos (AO). À biomicroscopia: discreta opacidade corneana em OE. À fundoscopia: aumento de escavação papilar AO: 0,4 em olho direito (OD) e 0,6 em OE; e pressão intraocular (PIO) de 13 mmHg AO. Durante quatro anos de acompanhamento, desenvolveu diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e glaucoma de difícil controle. Evoluiu com catarata subcapsular posterior, sendo submetido à facectomia com implante de LIO em OE, sem intercorrências. Após sete anos, mantendo o glaucoma controlado, paciente retornou apresentando síndrome de tração vítreo-macular com elevação da PIO e vitreíte em OE. Em cinco meses de evolução, foi evidenciado na biomicroscopia: ceratite difusa, ceratopatia bolhosa, edema subepitelial com subluxação da LIO, que posteriormente evoluiu com luxação da LIO para o vítreo, sem história de trauma associado.

Conclusão

A SF é um tipo de uveíte relativamente incomum que afeta igualmente ambos os sexos, entre 20 a 45 anos, caracterizado como uma inflamação não granulomatosa crônica unilateral na úvea anterior, de início insidioso, baixo grau de atividade e resistente a corticoterapia. Apesar da relação da SF com glaucoma secundário e catarata subcapsular posterior, não foi encontrada na literatura pesquisada a associação com subluxação de LIO, conforme descrito neste paciente. Devido à heterogeneidade na apresentação, a abordagem de forma singular é desafiadora.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil