Código
P057
Área Técnica
Geral
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital de Olhos HO Redentora
Autores
- NATHALIE DAHER (Interesse Comercial: NÃO)
- THAISSA FALOPPA DUARTE (Interesse Comercial: NÃO)
- GABRIELLA HISS VETORASSO (Interesse Comercial: NÃO)
- RAFAEL VERARDINO CAPALBO (Interesse Comercial: NÃO)
- THIAGO MARTINS BACHIEGA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
MIOPIA ASSOCIADA AO USO DE ELETRONICOS NA INFANCIA
Objetivo
Determinar se há relação significativa entre o desenvolvimento de miopia e o uso de eletrônicos na infância, assim como sua distribuição entre sexo e faixa etária, tempo diário gasto em ambientes com pouca e muita iluminação e outros fatores possivelmente relacionados com a miopia.
Método
Em um estudo de caso controle, fazendo uso de um questionário, foi avaliada uma população pediátrica (203 crianças, entre 4 e 15 anos) quanto sua refratometria estática, frequência de uso de eletrônicos, tempo de exposição a diferentes iluminações, uso prévio de óculos e outros dados obtidos a partir de um questionário.
Resultado
Entre as 203 crianças avaliadas, 192 (95%) faziam uso frequente de eletrônicos. Destas, 40 (21%) apresentaram miopia, enquanto os demais possuíam outros distúrbios refrativos ou eram emétropes. Sobre as que negavam o uso de eletrônicos, apenas 7 possuíam miopia. Entre os míopes, 32 relataram exposição a ambientes fechados/pouco iluminados mais de 2 horas por dia, enquanto apenas 9 permaneciam em ambientes abertos/bem iluminados mais de 2 horas por dia. Também observou-se que a maioria das crianças avaliadas que fazem uso dos eletrônicos o faz há uma distância de trabalho menor que 30 cm (102 ao total, sendo 23 míopes).
Conclusão
Este estudo possibilitou a demonstração do freqüente uso de eletrônicos por diferentes faixas etárias e sexo. Entre míopes avaliados, a maioria tinha constante exposição aos fatores de risco miópicos citados, como uso constante de eletrônicos, seu uso a uma curta distância de trabalho (menor que 30 cm), e maior permanência em ambientes fechados/com pouca iluminação. A pretensão de correlacionar o desenvolvimento da miopia com os fatores avaliados ficou comprometida pelo tamanho reduzido da amostra estudada e, desta forma, novos estudos são necessários para averiguação detalhada destes dados.