Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P067

Área Técnica

Glaucoma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade de São Paulo (USP)

Autores

  • RENATA DO AMARAL MORETO CARAVELAS (Interesse Comercial: NÃO)
  • Cassia Senger (Interesse Comercial: NÃO)
  • André Messias (Interesse Comercial: NÃO)
  • Jayter Silva Paula (Interesse Comercial: NÃO)

Título

NOVAS PERSPECTIVAS DOS ESTUDOS ELETROFISIOLOGICOS NO GLAUCOMA: REVISAO SISTEMATICA.

Objetivo

Recentemente, alguns testes eletrofisiológicos têm sido propostos para o diagnóstico e monitoramento da função de células ganglionares da retina (CGR). Este estudo tem o objetivo de revisar quais resultados desses testes têm mostrado potencial de aplicação do glaucoma.

Método

Foi realizada revisão sistemática da literatura usando a base de dados eletrônica PubMed, para a busca de artigos publicados a partir de 2000, usando a combinação das palavras-chave “glaucoma”, “electrophysiology”, “electroretinogram“, “multifocal electroretinogram”, “pattern electroretinogram”, “photopic negative response”, “visual evoked potential” e “multifocal visual evoked potential”. Trinta e cinco estudos foram selecionados e incluídos nesta revisão, a partir dos 472 artigos levantados, seguindo os critérios do PRISMA.

Resultado

As respostas eletrorretinográficas apontadas como sendo geradas diretamente pelas CGR foram a resposta fotópica negativa (PhNR), obtida a partir do eletrorretinograma fotópico com flash de alta intensidade e o eletrorretinograma padrão (PERG) gerado após exposição da visão à tela de “tabuleiro de xadrez” com reversão em baixa frequência. As versões multifocais desses testes e o potencial evocado visual multifocal também têm sido propostos para o estudo das CGR. Em geral, os estudos mostraram que há correlação parcial entre as medidas encontradas, amplitudes e latências e exames rotineiramente usados no glaucoma, como a perimetria visual e a medida das camadas de fibras nervosas pela tomografia de coerência óptica.

Conclusão

Em concordância com revisões anteriores, os métodos de eletrofisiologia visual apresentam relativa concordância com exames estruturais e funcionais do glaucoma. Há indícios do uso desses testes para a detecção precoce da doença, porém a melhor compreensão de seus achados e sua aplicação clínica ainda precisam ser demonstrados.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil