Sessão de Relato de Caso


Código

RC264

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Olhos de Sergipe

Autores

  • CELSO DE SOUZA DIAS JUNIOR (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARIANA REIS CARVALHO (Interesse Comercial: NÃO)
  • GUSTAVO BARRETO DE MELO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

CORIORRETINOPATIA SEROSA CENTRAL COM APRESENTAÇAO ATIPICA

Objetivo

Usar imagens de avaliação ocular multimodal para relatar o seguimento de um caso de CSC em que houve forte suspeita de quadro uveítico devido a apresentação atípica de múltiplas lesões fundoscópicas focais.

Relato do Caso

AMR, feminina, 34 anos, parda, autônoma, natural e procedente de Aracaju-SE, no sexto mês de gestação, encaminhada por obstetra para avaliar BAV súbita em OE. Antecedentes pessoais: tratamento para tuberculose pulmonar 1 ano antes. Antecedentes familiares: NDN. Ao exame oftalmológico apresentava AV cc de 20/20 (OD) e 20/50 P (OE), tonometria 15 x 10 mmHg, biomicroscopia = NDN, fundoscopia de OD= NDN (figura 1), OE (figura 2 : mácula pregueada, área hipocrômica foveal temporal-inferior e placa circular amarelada temporal com extenso descolamento de retina inferior) e OCT mácula de OE (figura 3). Em 9 dias evoluiu com surgimento de nova lesão em OE (figuras 4, 5 e 6) mantendo AV cc, tonometria e biomicroscopia normais. Sorologias para toxoplasmose IgG e IgM, FTA Abs e VDRL foram não reagentes, PPD forte reator (17 mm). Em 14 dias as lesões apresentaram regressão espontânea (figura 7). Foi realizado OCT-A (figura 8). 3 meses após o parto retornou com AVcc 20/20 e fundoscopia normal (A0).

Conclusão

O quadro de BAV súbita unilateral, fundoscopia e OCT mácula característicos, corroboraram o diagnóstico inicial de CSC, porém, o surgimento de múltiplas lesões fundoscópicas focais e PPD forte reator levaram a suspeita de tuberculose ocular. Outras doenças infecciosas (como sífilis e toxoplasmose) foram descartadas. Devido a gravidez da paciente não foi possível realizar a angiofluoresceínografia, sendo realizado o OCT-A (com achado inespecífico). Diante do bom estado geral da paciente, quadro gravídico e quadro ocular estável (apesar do surgimento de nova lesão durante o seguimento), optamos pela conduta expectante. A evolução com desfecho visual benigno e a exclusão de outras etiologias levou-nos a concluir como um caso de coriorretinopatia serosa central com apresentação atípica.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil