Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P044

Área Técnica

Epidemiologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro de Estudos e Pesquisa da Visão (HOFTALON)
  • Secundaria: Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Londrina

Autores

  • MATHEUS BEDENDO RODRIGUES DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Gabriela Coutinho Cavalieri (Interesse Comercial: NÃO)
  • Elouise Zwirtes Frare (Interesse Comercial: NÃO)
  • Lorenna Souza Cota (Interesse Comercial: NÃO)
  • Erika Hoyama (Interesse Comercial: NÃO)
  • Tiemi Matsuo (Interesse Comercial: NÃO)
  • Nobuaqui Hasegawa (Interesse Comercial: NÃO)

Título

Avaliação de qualidade de vida dos pacientes de um centro especializado no atendimento a pessoas com deficiência visual Londrina, Paraná, Brasil.

Objetivo

Avaliar o perfil epidemiológico e a qualidade de vida dos pacientes de um centro especializado no atendimento a pessoas com deficiência visual Londrina, Paraná, Brasil.

Método

Foi realizado um estudo observacional retrospectivo, com exame oftalmológico desempenhado por dois médicos e aplicação do questionário WHOQOL-BRIEF, em pacientes que fazem acompanhamento em um centro especializado no atendimento de pessoas com deficiência visual em Londrina no ano de 2017. A população foi caracterizada de acordo com idade, sexo, grau e tempo de déficit visual, tempo de participação no Instituto, alterações observadas no exame oftalmológico e resposta ao questionário.

Resultado

Foram avaliados 84 pacientes. A idade média foi de 48,8 anos, 58% eram do sexo masculino e 42% feminino. Pacientes que apresentavam deficiência visual há mais de 10 anos totalizavam 78,6%. 94% dos pacientes apresentavam cegueira bilateral (AV <0,05) enquanto 6% apresentavam visão subnormal (AV <0,3). 45% dos pacientes estavam matriculados menos de 5 anos, 13% entre 5 a 10 anos e 42% estavam matriculados há mais de 10 anos. Causas de cegueira por doenças congênitas representavam 43%. Doenças da retina eram a causa de cegueira em 62% dos pacientes, seguido por glaucoma 16,7%, problemas de vias ópticas 13%. Os pacientes com mais de 60 anos apresentaram escore inferior aos pacientes com menos de 60 anos de acordo com o domínio físico e qualidade de vida global do WHOQOL-BRIEF com p<0,05. Tempo de matrícula também foi um fator associado a maiores escores do questionário na pontuação final, relações sociais, meio ambiente e qualidade de vida global com (p<0,05). Pacientes que tinham deficiência visual há mais de 10 anos obtiveram pontuações maiores em todos os escores do WHOQOL-BRIEF quando comparados aos que possuíam deficiência há menos de 10 anos (p<0,05).

Conclusão

Menor idade, maior tempo de doença e maior tempo de matrícula no Instituto foram fatores significantes para uma melhor qualidade de vida.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil