Sessão de Relato de Caso


Código

RC188

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: FACULDADE DE MEDICONA DO ABC - INSTITUTO DE OLHOS

Autores

  • ALLAN GOMES DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
  • JULIANA TAEMY OKIMOTO (Interesse Comercial: NÃO)
  • JULIO ZAKI ABUCHAM NETO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

DIAGNOSTICO DE HEMOGLOBINOPATIA SC A PARTIR DE ACHADOS OFTALMOLOGICOS

Objetivo

Descrever os achados e a evolução da retinopatia falciforme em um paciente jovem sem o diagnóstico prévio de Hemoglobinopatia SC

Relato do Caso

Paciente masculino, 22 anos, com queixa de baixa acuidade visual há 1 semana em olho direito (OD). Referia anemia e associava crises de dores ósseas recorrentes. A acuidade visual (AV) era de 20/64 em OD e 20/25 em olho esquerdo (OE). Ao exame, não haviam alterações em segmento anterior. À fundoscopia, notou-se em OD tortuosidade vascular importante, aparente edema peripapilar, área de fibrose em arcada temporal superior até papila causando dragging macular, presença de proliferação fibrovascular em periferia tracionando a retina e hemorragia vítrea (HV) em reabsorção. Em OE, apresentava áreas de proliferação fibrovascular em periferia. Realizada angiofluoresceinografia e constatadas áreas de exclusão capilar e neovasos em periferia de ambos os olhos. A tomografia de coerência óptica demonstrou área de descolamento de retina (DR) seroso com componente tracional em OD. Foi optado por fotocoagulação em áreas isquêmicas e solicitado eletroforese de hemoglobina. Notou-se evolução do DR tracional periférico em OD para região macular e optou-se por abordagem cirúrgica com vitrectomia posterior via pars plana (VVPP), que, apesar do sucesso, evolui com catarata subcapsular posterior importante e aguarda nova cirurgia. A AV no momento é de conta dedos à 1m e 20/25. Está em acompanhamento hematológico com o diagnóstico de hemoglobinopatia SC (confirmada pela eletroforese) e em uso de hidroxiureia.

Conclusão

Considerando-se a neovascularização periférica, o DR tracional e a HV associados ao diagnóstico de hemoglobinopatia SC, as hipóteses diagnósticas recaem sobre a Retinopatia Falciforme (RF). Embora pacientes com o fenótipo SC apresentem poucas manifestações sistêmicas, são os pacientes com as manifestações retinianas mais comuns e mais severas no escopo da RF. O caso se torna ainda mais importante quando demonstra um importante e negligenciado diagnóstico sistêmico definido a partir do diagnóstico oftalmológico.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil