Sessão de Trabalhos Científicos - Apresentação Oral


Código

TL17

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Autores

  • MARCELLE SANJUAN GANEM PRADO (Interesse Comercial: NÃO)
  • MIRTHZ LEMOS DE JESUS (Interesse Comercial: NÃO)
  • JADSON SANTOS NASCIMENTO (Interesse Comercial: NÃO)
  • THALINE CUNHA DE GOÉS (Interesse Comercial: NÃO)
  • CARLA MARTINS KANETO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

EXPRESSAO DIFERENCIAL DE MICRORNAS E IDENTIFICAÇAO DE SEUS ALVOS MOLECULARES NA RETINOPATIA DIABETICA

Objetivo

Investigar a expressão diferencial de microRNAs na Retinopatia Diabética e identificar genes alvo potencialmente relacionados à Retinopatia Diabética (RD)

Método

Foram selecionados 170 indivíduos, sendo 60 indivíduos sem o diagnóstico de DM e sem RD, pertencentes ao grupo controle, 48 indivíduos diabéticos sem RD e 62 indivíduos diabéticos com RD. Foram colhidas amostras de sangue periférico dos participantes, seguido por extração de RNA e análise da expressão dos miR 320a e miR 328-3p por métodos de qPCR. Posteriormente analisou-se a predição de alvos gênicos pelas bases de dados online MiRDB e TargetScan e utilizou-se o programa Cytoscape, para geração de desenho gráfico de interação entre os microRNAs e os possíveis genes alvo.

Resultado

Foi observada uma expressão três vezes mais elevada do miR 328-3p nos pacientes com RD em comparação aos demais grupos. Já o MiR 320 foi expresso cerca de três vezes mais no grupo de diabéticos com RD em relação aos resultados obtidos para o grupo controle e duas vezes mais quando comparado ao grupo de diabético sem RD. A utilização dos programas para predição gênica indicou que o gene YWHAZ é um potencial alvo dos microRNAs com expressão diferencial.

Conclusão

O gene YWHAZ foi identificado com potencial alvo dos microRNAs em estudo, sendo que o aumento da expressão destes pode estar relacionado a diminuição da expressão do gene YWHAZ na presença da RD. YADAV e cols(2014) demonstraram que o YWHAZ, junto com outras proteínas, age aumentando a expressão da rodopsina. Sabe-se a renovação diária de 10% dos segmentos externos do fotorreceptor requer um controle rigoroso da expressão gênica da rodopsina e sua expressão ou transporte alterado está associado à disfunção ou morte dos fotorreceptores . Assim, ao suspeitarmos que a expressão deste gene encontra-se reduzida nos pacientes diabéticos com RD, sugerimos que há uma redução desses fotorreceptores durante a RD. A diminuição na visão de cor e na sensibilidade ao contraste é uma característica inicial que distingue a disfunção retiniana na RD.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil