Sessão de Relato de Caso


Código

RC230

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Autores

  • ROBERTA FERNANDA FERNANDES FORMIGA (Interesse Comercial: NÃO)
  • TÁSSIA LIMA OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • SÍLVIA CÂNDIDO PEREIRA ALMEIDA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

RELATO DE CASO: OCLUSAO DE ARTERIA CENTRAL DA RETINA (OACR)

Objetivo

Apresentar um relato de caso de OACR em um paciente de 37 anos atendido no Pronto Atendimento do Hospital Universitário Lauro Wanderley, João Pessoa-PB.

Relato do Caso

Paciente FHS, 37 anos, masculino, agricultor, procurou o serviço de oftalmologia queixando-se de baixa acuidade visual súbita e indolor em olho direito (OD) há três dias. Tem história pregressa de cardiopatia reumática com indicação de cirurgia cardíaca há um ano e meio para troca valvar (mitral e aórtica). Usa Atenolol 50mg e Furosemida 40mg, ambos 1 comprimido/dia e Penicilina Benzatina 1.200.000UI a cada 21 dias. É tabagista, uma carteira de cigarro/dia. Sofreu um Traumatismo Crânio Encefálico com afundamento frontal à direita há 5 anos. Ao exame oftalmológico, a acuidade visual corrigida: percepção luminosa em OD e 20/25 em olho esquerdo. Biomicroscopia: redução do reflexo fotomotor direto em OD, sem mais. Fundoscopia de OD: Palidez retiniana e edema macular com Feixe Papilomacular conservado.

Conclusão

A Artéria Central da Retina (ACR) é a principal fonte de suprimento sanguíneo para as camadas mais internas da retina. (ERICKSON et al., 1989; BELFORT, 1993). Ela adentra o nervo óptico, distalmente ao forame óptico, juntamente com a veia central da retina, finalizando seu trajeto na retina. (ERICKSON et al., 1989; BELFORT, 1993). Na OACR ocorre principalmente súbita perda de visão, grave e indolor. Há maior incidência no sexo masculino e na senescência. Em jovens está associada a alterações e procedimentos cardíacos, traumas, hemoglobinopatias. (TAVARES et al., 2014; DATTILO, BIOUSSE, NEWMANN, 2017; OO, MOHD-ZAIN, SHATRIAH, 2018). Geralmente a visão é pior que 20/400, porém em 25% dos casos há integridade da artéria ciliorretiniana, com visão central preservada em torno de 20/40 ou melhor (TAVARES et al., 2014), já que essa artéria irriga a fóvea e o feixe papilomacular. Suspeitamos que a valvopatia reumática seja etiologia inicial do quadro, sendo seguimento da investigação cabível já que a OACR é um evento raro, ainda mais antes dos 60 anos.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil