Sessão de Relato de Caso


Código

RC195

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: HOSPITAL OFTALMOLÓGICO DE BRASÍLIA

Autores

  • MARIA DE FATIMA SAINZ UGARTE (Interesse Comercial: NÃO)
  • GYNNATERRA QUEIROZ ANDRADE PATRIOTA (Interesse Comercial: NÃO)
  • SEBASTIÃO XAVIER CURADO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

DOENÇA DE REFSUM: RELATO DE CASO

Objetivo

A Doença de Refsum (DR) é uma doença genética autossômica recessiva, em que há acúmulo de ácido fitânico (AF) no sangue, tecido nervoso e lipídico. O quadro clínico inclui: retinose pigmentar (RP), catarata, glaucoma, anosmia, ictiose, ataxia, disartria, deficiência auditiva, neuropatia sensório-motora, malformações de metatarso e arritmias cardíacas. O objetivo do trabalho é relatar um caso da condição, cuja prevalência é 1-9/1000000 indivíduos.

Relato do Caso

SAFS, masculino, 54 anos, com diagnóstico de DR em outro serviço, vem para acompanhamento. Seus pais são primos em segundo grau e sua gestação foi a 1ª de 4, tendo a 4ª resultado em aborto precoce de causa desconhecida. Relata que no início da doença apresentava hiposmia e nictalopia, que progrediram para anosmia e constricção do campo visual. Ao exame apresenta: miose refratária a midriáticos, pseudofacia, capsulotomia posterior, RP avançada acometendo região macular, escavação aumentada, acuidade visual com correção de 20/100 no olho direito e de 20/40 no olho esquerdo, anosmia, disartria, ataxia e malformação dos 4os pododáctilos.

Conclusão

A patogênese está na mutação inativadora do gene PHYH, que codifica a Fitanoil Co-A hidroxilase, responsável por metabolizar o AF. Suspeita-se de DR com quadro clínico e concentrações de AF no plasma >200µmol/L. A RP ocorre pela interferência do AF na esterificação da vitamina A no epitélio pigmentar da retina, produzindo uma substância tóxica que causa RP. A miose é decorrente da disautonomia. Devido à deficitária resposta pupilar à luz, fotofobia e catarata são frequentes. O glaucoma de ângulo fechado após midriáticos ocorre por mobilização de material lipídico do corpo ciliar para o canal de Schlemm. O tratamento consiste na restrição dietética de AF e deve-se evitar jejum e perda súbita de peso, que podem aumentar sua concentração plasmática e causar a progressão da DR. O oftalmologista deve estar atento para investigações adicionais quando houver quadro de RP com comorbidades sistêmicas, pois algumas causas de RP são controláveis, como é a DR.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil